sexta-feira, 5 de julho de 2013

Seminário de Pós-Graduação recebe inscrições


        O Seminário de Pós-Graduação que é um dos eventos do programa Inovamundi, acontece nos dias 17 e 18 de outubro. Interessados já podem se inscrever através do site www.feevale.br/inovamundi.


Um dos trabalhos destaques do ano passado foi “Aplicação de eletro oxidação como alternativa ao tratamento de Chorume de aterro sanitário”, de autoria de Cláudia Regina Klauck. Confira abaixo uma entrevista com Claudia falou sobre a contribuição da participação no evento para sua formação profissional e acadêmica.
  

1. Que incentivo você teve para participar da Feira de Iniciação Científica da Universidade Feevale?  Foi um grande prazer participar da Feira de Iniciação Científica, pois foi uma oportunidade de divulgar as pesquisas que venha realizando dentro da Universidade. Desde o início, fui encorajada a participar do evento pelo meu orientador, o professor Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues. Ele sempre incentivou minha participação na feira por reconhecer a importância dessas ocasiões na divulgação das pesquisas realizadas na universidade e, em específico, daquelas pelas quais nosso grupo de pesquisa é responsável. Além disso, a pró-reitora de pesquisa realizou ampla divulgação do evento, o que fez com que eu me interessasse em inscrever meu trabalho e em promover os estudos da minha área. Além disso, a visibilidade que o evento tem na região, tanto em relação à comunidade científica, quanto às demais universidades no vale, impulsionaram minha adesão.


2. Como participar deste tipo de evento pode contribuir para a formação profissional e acadêmica? A participação em eventos acadêmicos e, especificamente, na Feira de Iniciação científica é uma oportunidade de divulgação de estudos, e trabalhos que os alunos e pesquisadores realizam; dessa forma, pode-se entrar em contato com outros pesquisadores e orientadores, além de ser possível a ampla difusão de informações e dados científicos. Tudo isso alavanca a visibilidade dos grupos de pesquisa da universidade e, por consequência, dos alunos e professores envolvidos nas pesquisas. Nesses eventos, através da disseminação de dados, o pesquisador pode ter a oportunidade de entrar em contato com outros estudiosos de sua área, ampliando o escopo de estudos e, ainda, abrindo margem para possíveis parcerias. A visibilidade e as parcerias que são frutos desses encontros são ferramentas que podem, ainda, possibilitar financiamentos, oferta de bolsas de estudos, além de convites para publicações de artigos ou participação em outros eventos. Essas são questões importantes que fazem parte da rotina do pesquisador, e que podem impulsionar seu estudo, além de trazerem reconhecimento e legitimação a sua pesquisa. Há ainda que se pensar que a promoção desse tipo de evento demonstra que a instituição apoia e valoriza seus alunos e seus grupos de pesquisa, o que certamente enriquece a imagem da universidade para os demais pesquisadores e para outras universidades; fortalecem-se assim, o currículo e a formação dos alunos que nela estudam e realizam suas pesquisas.

 

3. Como você vê os reflexos da pesquisa que foi apresentada na sociedade? A pesquisa que apresentei é sobre a aplicação de tecnologias no tratamento de chorume; realizamos uma avaliação da toxicidade do efluente tratado com essas tecnologias, a fim de se concluir a eficiência de cada uma. Trata-se de um assunto muito atual, que envolve questões relacionadas ao tratamento da água, o que certamente pode ter muitos reflexos positivos na sociedade, quando pensamos em uma melhora na forma de se viabilizar o tratamento dos efluentes que se utiliza hoje. Muitas pesquisas no Brasil enfatizam tais tecnologias como sendo uma solução para o tratamento de efluentes; entretanto, enfoca-se com frequência o enquadramento nos parâmetros físicos e químicos de lançamento, e considera-se com menos ênfase o impacto que tal efluente tem sobre a biota. Na pesquisa, observo que nem sempre a tecnologia considerada “limpa” e a geração de um efluente com aspecto límpido após o tratamento indicam que este produto é seguro para o meio ambiente. A relação da pesquisa que realizamos com a sociedade é enorme, tendo em vista que estamos lidando com questões que envolvem diretamente o meio ambiente e, por consequência, as pessoas e seu bem-estar. Nossa pesquisa tem apontado para uma série de caminhos, muitos deles esclarecedores no que diz respeito à questão do tratamento dos efluentes, muitos outros, porém, que ainda precisam ser desbravados. Nessa perspectiva, a pesquisa beneficia a sociedade, não somente por lidar com temas dos quais depende seu futuro, mas também por abrir caminhos para que essa problemática seja pensada e novas ideias possam ser fomentadas, no sentido de se buscar soluções que possam beneficiar o meio ambiente e também as populações que nele vivem.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário