terça-feira, 9 de julho de 2013

Inovamundi: Abrindo Portas para o Conhecimento

O Inovamundi é um programa de incentivo à inovação e à produção do conhecimento, que procura disseminar todo tipo de aprendizado científico e tecnológico produzido nas Universidades participantes. Dividindo-se em Feira de Iniciação Científica, Feira de Iniciação à Pesquisa e Seminário de Pós-Graduação, também promove minicursos que antecedem o evento. Este ano ocorrerá entre os dias 09 e 11 de outubro, na Universidade Feevale.

A cada edição, surgem novos trabalhos que se destacam, como o da acadêmica de enfermagem Morgana Thais Carollo Fernandes intitulado “Reabilitação Cardiovascular e Metabólica: caracterização de pacientes concluintes de 2011/2 e principais resultados”. Para Morgana o Inovamundi “proporciona um aprendizado ímpar, pois é através de trabalhos como estes que podemos iniciar nossas atividades extracurriculares e a inserção na pesquisa, além de preparar para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso”.

Também podemos citar Evandro Machado Luciano, que desenvolveu o trabalho “Liberdade Silenciada: Negros no Vale dos Sinos no período pós-abolição”. Atualmente, sua visão se direciona a uma academia que engloba outros elementos além da sala de aula, e que permite compreender a vida acadêmica de forma mais ampla, e relata: “Foi através da oportunidade de pesquisar, entrar em contato com outras instituições de ensino superior, com instituições privadas que lidam com a mesma temática pesquisada, com um maior contato com professores/pesquisadores, que aprendi e aprendo diariamente, que a construção do conhecimento não se encontra unicamente entre as quatro paredes de uma sala de aula, mas no dia-a-dia da universidade, em todos os seus espaços de atuação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário