sexta-feira, 28 de junho de 2013

Destaque no Seminário de Pós-Graduação

Dentro da programação do Inovamundi, acontece o Seminário de Pós-Graduação nos dias 17 e 18 de outubro. O evento serve como uma oportunidade para divulgar avanços científicos e tecnológicos, gerados por alunos da pós-graduação Lato e Stricto Sensu e/ou participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Confira um dos destaques da edição do ano passado que foi o trabalho “Acessibilidade e Qualidade de Vida nas Unidades Habitacionais Acessíveis às Pessoas com Deficiência construídas pelo Demhab, Porto Alegre/RS”, de autoria de Luciane Maria Tabbal.

                                                           
1. Que incentivo você teve para participar da Feira de Iniciação Científica da Universidade Feevale? Em 2012, o maior incentivo foi de meu orientador, professor João Carlos Jaccottet Piccoli, pois lembro bem de que eu nem sabia se poderia inscrever um trabalho de pesquisa que ainda não estava concluído. Ele tirou todas as minhas dúvidas, me deu dicas preciosas e me ajudou na formatação. Minha co-orientadora, professora Luciana Néri Martins também foi uma das pessoas que sempre me incentivou, com atitudes que iam bem além da orientação técnica. O resultado da premiação como destaque foi muito bem-vinda e me mostrou que era possível inscrever o trabalho mesmo sem ter ainda os resultados finais. Na edição de 2011, onde apresentei três trabalhos, o incentivo foi de praticamente todos os professores das disciplinas do mestrado. Na ocasião não havia a premiação como destaque.

2. Como participar deste tipo de evento pode contribuir para a formação profissional e acadêmica? O seminário de pós-graduação é um evento multidisciplinar e vejo que este aspecto contribui muito para a formação de cada participante. É muito gratificante ver seu trabalho reconhecido e, ao mesmo tempo, descobrir quantas outras boas ideias estão sendo destacadas por colegas de outras áreas. Ideias que nem imaginamos que possam estar sendo pensadas para melhorar a vida das pessoas são apresentadas e isso é muito enriquecedor.

3. Como você vê os reflexos da pesquisa que foi apresentada na sociedade? No caso da minha pesquisa, houve aceitação imediata por parte de meus colegas do Departamento Municipal de Habitação da Prefeitura de Porto Alegre. A pesquisa mostrou que deverão ser alterados itens referentes aos projetos e ao acompanhamento social. Após esta primeira etapa, a seguinte será implantar, na prática, as alterações necessárias e fazer com que este fato venha a influenciar diretamente a qualidade de vida das pessoas com deficiência contempladas em casas construídas pelo Demhab.



Nenhum comentário:

Postar um comentário