segunda-feira, 15 de julho de 2013

Atenção ao prazo de inscrição de trabalhos


Falta menos de um mês para o término do prazo das inscrições de trabalhos para o Inovamundi. Dentro do evento, é possível se inscrever para a Feira de Iniciação à Pesquisa, Feira de Iniciação Científica e/ou para o Seminário de Pós-Graduação até o dia 02 de agosto, pelo site www.feevale.br/inovamundi

 
Um dos trabalhos destaques do ano passado no Seminário de Pós-Graduação foi do aluno Vinícius Leão, que apresentou “Aspectos Edáfico-Florísticos de duas assembleias de samambaias terrestres na floresta atlântica no estado do Rio Grande do Sul”. Leia mais a respeito disso na entrevista concedida pelo acadêmico:

  

1. Que incentivo você teve para participar do Seminário de pós-graduação da Universidade Feevale? O incentivo partiu do meu orientador, Jairo Lizandro Schmitt que sempre me impulsiona a participar de eventos de cunho científico como; feiras, seminários, congressos nacionais e internacionais. É importante salientar que, em função de participar desse tipo de seminário desde o início da graduação, acabei compreendendo importância desses eventos para a vida acadêmica.

2. Como participar deste tipo de evento pode contribuir para a formação profissional e acadêmica? Bem, é sabido de todos bolsistas de iniciação científica, de pós-graduação ou até mesmo voluntários nas mais distintas áreas científicas de uma universidade, que esses eventos são de suma importância para o aprimoramento intelectual e profissional, uma vez que esses acontecimentos científicos tem por finalidade socializar as pesquisas realizadas, receber dicas, críticas e elogios pelos trabalhos apresentados e defendidos.

 
3. Como você vê os reflexos da pesquisa que foi apresentada na sociedade? Não é instantâneo perceber os reflexos de uma pesquisa científica na sociedade, mas sim em setores mais técnicos e acadêmicos, que irão utilizar o trabalho como referência para a elaboração de outros ensaios, refletir sobre o tema, e assim por diante. É importante dizer que os trabalhos acadêmico-científicos auxiliam muito os tomadores de decisão do país (os governantes) a que rumo tomar em temas complexos como: meio ambiente, saúde, legislação etc... É nesse sentido que a pesquisa está linkada a sociedade.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário