segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Trabalho científico traz princípios da solidariedade


Os trabalhos expostos e apresentados no Inovamundi partiram de pesquisas desenvolvidas por alunos junto aos professores. Todos eles com o foco da iniciação científica, abrangendo as mais diversas áreas.
Um desses trabalhos foi o do aluno de Direito Felipe Broering de Souza, que trouxe o tema “Princípio da Solidariedade: como efetiva-lo?”. O aluno comentou a respeito dos valores éticos da sociedade e do crescimento acelerado do consumismo a partir da evolução da economia. “Atualmente, é pregado que temos que consumir sem medir esforços, e isso faz com que nos tornemos cada vez mais individuais, sem pensar no próximo”, e disse mais, “Introduziram o consumo como pilar da felicidade”.
Além disso, Felipe comentou sobre os processos de sustentabilidade, e da boa utilização do nosso meio ambiente. “Precisamos ter ciência de que se não usarmos bem o nosso meio ambiente, nossas próximas gerações não poderão sequer fazer uso. Isso é falta de solidariedade com as próximas gerações”, disse.
Público participante da palestra
Para Felipe, a sociedade não foi educada para ser solidária e, portanto, não tem efetivado a solidariedade. “O processo solidário tem que partir de cada um de nós. É o individual pensando no geral”, finaliza.
Após a apresentação, houve um tempo de 10 minutos para avaliação do trabalho e esclarecimento de dúvidas.

Tamara Knewitz, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo - Agência Experimental de comunicação AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário