segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Trabalho científico traz princípios da solidariedade


Os trabalhos expostos e apresentados no Inovamundi partiram de pesquisas desenvolvidas por alunos junto aos professores. Todos eles com o foco da iniciação científica, abrangendo as mais diversas áreas.
Um desses trabalhos foi o do aluno de Direito Felipe Broering de Souza, que trouxe o tema “Princípio da Solidariedade: como efetiva-lo?”. O aluno comentou a respeito dos valores éticos da sociedade e do crescimento acelerado do consumismo a partir da evolução da economia. “Atualmente, é pregado que temos que consumir sem medir esforços, e isso faz com que nos tornemos cada vez mais individuais, sem pensar no próximo”, e disse mais, “Introduziram o consumo como pilar da felicidade”.
Além disso, Felipe comentou sobre os processos de sustentabilidade, e da boa utilização do nosso meio ambiente. “Precisamos ter ciência de que se não usarmos bem o nosso meio ambiente, nossas próximas gerações não poderão sequer fazer uso. Isso é falta de solidariedade com as próximas gerações”, disse.
Público participante da palestra
Para Felipe, a sociedade não foi educada para ser solidária e, portanto, não tem efetivado a solidariedade. “O processo solidário tem que partir de cada um de nós. É o individual pensando no geral”, finaliza.
Após a apresentação, houve um tempo de 10 minutos para avaliação do trabalho e esclarecimento de dúvidas.

Tamara Knewitz, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo - Agência Experimental de comunicação AGECOM

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Banda Infinity agita a Rua Coberta no intervalo

Durante o intervalo da aula desta sexta-feira, a banda Infinity fez uma apresentação para o Inovamundi, na Rua Coberta. Os jovens apresentaram suas músicas por trinta minutos. Além do show, o público poderia conferir os trabalhos que estão sendo mostrados na Feira de Iniciação Científica.
O baterista da banda Talisson Nunes contou que a Infinity existe há dois anos, e que já fizeram apresentações no Campus I da Feevale, mas nunca haviam feito no Campus II da instituição. Os garotos mostraram para o público as suas músicas, e cantaram alguns sucessos do rock nacional atual.
Já o baixista do conjunto Maike Diego, a apresentação no show demonstra uma aparição maior para a que o público conheça a banda. “Particularmente é muito bacana fazer um show em uma Universidade, pois assim nós podemos divulgar o nosso trabalho para os acadêmicos, mostrando como é o nosso som para eles. Espero que eles curtam a nossa banda”, diz.
Ruan Nascimento- Acadêmico de Jornalismo- 3° semestre
Agência Experimental de Comunicação- AGECOM

Cinema também é destaque na Feira de Iniciação Científica

Nesta sexta-feira à noite, na sala 101A do Prédio Azul foi apresentada a pesquisa “Universidade Feevale, As Diversas Linguagens do Cinema”. O trabalho foi apresentado pelas acadêmicas do curso de Letras da Feevale Jéssica Schmitz, Bethânia Maciel, Solange Mentz e Jesiela Santos.
As estudantes pesquisaram este tema entre os meses de fevereiro e julho deste ano, com base em textos teóricos e em análise de alguns clássicos do cinema mundial. Elas retrataram a evolução dos filmes, mostrando as linguagens verbal e não-verbal usadas pelos personagens.desde a época em que estes eram mudos, da época de Charlie Chaplin, até recentes premiados dos últimos 20 anos, que davam mais ênfase aos efeitos especiais, como “E. T. O Extra-terrestre” e “Jurassic Park”.
A aluna Solange Mentz, durante a apresentação, fez uma relação do cinema com a literatura, e disse que seria importante a apresentação de mais filmes para os alunos. “Os estudantes gostam de assistir a filmes, não só na sala de aula, mas também fora dela, pois cinema é cultura, e enriquece o conhecimento dos alunos”, salientou.
Neste sábado, no turno da manhã, haverão outras pesquisas que serão apresentadas na Feevale. Confira a programação completa em http://www.feevale.br/files/documentos/pdf/48867.pdf

Ruan Nascimento- Acadêmico de Jornalismo- 3° semestre
Agência Experimental de Comunicação- AGECOM

Trabalhos ajudam na Elaboração de TCC

Você está no período de realizar, ou esta realizando sua Monografia, também conhecido como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)? Não importa a nomenclatura, o certo é que se trata de um trabalho cientifico acadêmico.

Muitos não sabem sobre o que irão pesquisar. Para ajudar a pensar sobre o tema é importante participar de Seminários que apresentam pesquisas científicas, como as que ocorrem durante o INOVAMUNDI.

Hoje à noite (7) continua as apresentações das Pesquisas de Pós-Graduação. Para conferir a lista de apresentações acesse o link: http://www.feevale.br/files/documentos/pdf/48408.pdf

Carlos Müller- Acadêmico de Jornalismo- 7° semestre
Agência Experimental de Comunicação- AGECOM 

Pôsteres são avaliados no Inovamundi

Profa Rosemari Lorenz analisando os trabalhos
Além das sessões temáticas, a Inovamundi conta com a exposição dos pôsteres de cada trabalho na Rua Coberta. As produções recebem nota assim como os trabalhos apresentandos. A Profa Rosemari Lorenz, com cerca de 20 trabalhos para analisar, conta que a adequação linguística e coerência visual com o resumo enviado na inscrição são critérios avaliados nos pôsteres.



A professora do curso de Letras, Psicologia e Pedagogia também ressalta que nesta ano há diversos trabalhos tendo a mulher por meio do discurso. "Trabalhos de Moda, História e Letras estão apresentando uma maneira diferente de observar a mulher".

Na Rua Coberta, que está aberta para o público geral, os trabalhos estão dividos entre os quatro institutos (ICHLA, ICS, ICSA e ICET). Venha conferir.


Bruna Foscarini - Acadêmica de Jornalismo do 8º semestre
Agência Experimental de Comunicação - Agecom

Moda tem sua vez entre os trabalhos científicos

Milena Viegas
Na manhã desta sexta-feira (07) as alunas do curso de Moda, Milena Viegas e Carolina de Souza apresentaram seus trabalhos científicos no Centro de Design.

Os dois trabalhos integram o trabalho de conclusão de curso desenvolvidos por eles. Com o título "Barbie: 50 anos de moda no contexto social da sua existência", Milena apresentou um apanhados dos três capítulos do seu TCC.

Entre um slide e outro a acadêmica tratou sobre a história da boneca mais famosa do mundo, comparou as tendências da moda de cada década com os figurinos desenvolvidos para a Barbie. Exemplo disso é a extravagâncias dos anos 80 e o minimalismo dos anos 90.

Carolina de Souza

A banca de professores que avaliam o trabalho contou com a participação das professoras Ana Cleia Hoffmann e Bruna Pacheco. Segundo Profa Ana, Milena apresentou o trabalho muito bem, manteve a postura e conseguiu desenvolver um trabalho muito bem elaborado apesar da falta de bibliografia em português sobre o assunto.

Já a aluna, Carolina de Souza apresentou o trabalho intitulado "Relação conforto e desconforto associada à lingerie: Investigação acerca da percepção masculina e feminina". O trabalho conta com pesquisa de campo e trata sobre como homens e mulheres percebem o desconforto da roupa de baixo. Carolina apresentou os dados tabulados de sua pesquisa que contou com 140 respondentes.
O trabalho também recebeu elogios e uma sugestão da Profa Bruna "já que se trata de pessoas de roupas seria interessante apresentar os dados mostrando as figuras para um melhor entendimento do que é cada modelo".

Bruna Foscarini - Acadêmico de Jornalismo - 8° semestre
Agência Experimental de Comunicação- AGECOM

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seminários de Pós-Graduação no Inovamundi

Ocorreu nesta noite (06/10), os seminários de Pós-Graduação, no prédio Bicolor do campus II da Universidade Feevale, entre os trabalhos apresentados, um dos que se destaca é da Mestranda Raquel Ehlert que apresentou projeto sobre Metodologia para Desenvolvimento de Dispositivos Personalizados para a Adequação Postural Sentada.


O projeto apresentado destaca-se pela importância social e melhoria da qualidade de vida para cadeirantes, conforme apresentado no trabalho, a confecção de acentos e encostos personalizados possibilita uma melhor acomodação do cadeirante de acordo com sua necessidade.

Com a adequação da cadeira é possível aumentar as áreas de pressão, diminuindo assim o risco da úlcera de pressão. Conforme o site ABS da Saúde, a úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado.

Pensando neste assunto o aluno de Juan Felipe Almada apresentou outro projeto sobre cadeira de rodas, para evitar problemas como a úlcera de pressão, ele sugere o desenvolvimento de uma cadeira que possibilite ao cadeirante ficar em pé, possibilitando a melhoria na circulação sanguínea.

Carlos Müller- Acadêmico de Jornalismo- 7° semestre
Agência Experimental de Comunicação- AGECOM

Foi dada a largada para o Inovamundi 2011

  Começou hoje na Universidade Feevale o Inovamundi, que é o programa de estímulo à inovação e à produção do conhecimento, explorando os saberes científicos, tecnológicos e inovadores. Neste ano a feira de iniciação científica recebeu 565 trabalhos inscritos e o seminário de pós-graduação teve 115 inscrições.
  Para o coordenador do evento e também Pró-reitor de Pesquisa e inovação, professor João Alcione Sganderla Figueiredo, este é um momento importante para tornar visível o resultado das investigações científicas desenvolvidas por alunos de graduação e de promover a disseminação da cultura da iniciação científica.” É um espaço de trocas de experiências e de oportunidades de formação”, comenta.
  O Inovamundi proporciona a interação dos participantes com diferentes pesquisas e, para João, a partir dos problemas estabelecidos a busca pela aplicabilidade científica. “É uma busca que comprometerá à que cada um seja pró-ativo para conseguir juntar o “aprender do fazer ciência”“, explica.
  Muitas vezes o ensino nos coloca frente ao produto da ciência. O Pró-reitor explica que é necessário estimular cada vez mais o aluno, colocando-o em contato direto com a ciência. “A expectativa esse ano é uma “incursão ao desconhecido”, buscando a partir da investigação a aplicabilidade, nos diferentes problemas que a sociedade apresenta. A ciência deve ter um papel sistêmico de interagir a Universidade com a Sociedade”, finaliza.
 
*Haverá uma premiação que ainda não foi divulgada para os destaques da mostra.





Tamara Knewitz - Acadêmica de Jornalismo - 3º semestre
Agência Experimental de Comunicação - Agecom

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Palestra de abertura do Inovamundi

Hoje acontece no Auditório do Prédio Multicolor a palestra de abertura do Inovamundi. O convidado da noite é Rodrigo Costa Mattos diretor-presidente do conselho técnico-administrativo da FAPERGS. O objetivo é discutir a questão da ciência e da tecnologia na Estado do Rio Grande do Sul, bem como as perspectivas para os próximos anos.

O evento, destinado para discentes e docentes de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, é gratuito e acontece às 19h30.